A Sociedade

No dia 18 de dezembro de 1975, no Auditório Nobre do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi realizada a Assembleia Geral de Fundação da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), presidida pelo Prof. Flávio Grynszpan, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e secretariada pelo Prof. Flávio Fonseca Nobre da Universidade Feraderal do Rio de Janeiro.

Certamente esse momento foi um marco para a área de Engenharia Biomédica em nosso país. De acordo com a Ata de Fundação da SBEB, a entidade foi idealizada com o princípio fundamental de “congregar todos os profissionais que exercem atividades nos vários camops da Engenharia Biomédica”.

Com visão no futuro e expectativa de progresso científico na área de Engenharia Biomédica no Brasil, já na Assembleia de Fundação da SBEB, o Prof. Newton de Araújo Leite propôs a criação da Revista de Engenharia Biomédica pela Sociedade. Hoje, a revista, após um processo de amadurecimento e evolução contínuo, se destaca no cenário nacional e da América Latina, como um dos principais meios de divulgação de pesquisas na área de Engenharia Biomédica. O nome atual da revista é “Research on Biomedical Enginering” (USSB 2446-4740/2446-4732), sendo indexada por bases como Scielo, Scopus, EBSCO, Latindex, LILACS e WebQualis.

A SBEB promove bianualmente o Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB), um dos principais eventos científicos em Engenharia Biomédica da América Latina.

Com o amadurecimento da pós-graduação em Engenharia Biomédica e surgimento dos inúmeros cursos de graduação no páis, a SBEB possui um novo desafio, que é o de apoiar e congregar os Engenheiros Biomédicos, ou seja, aqueles que se graduaram na área. Os desafios são inúmeros: discussões sobre bases curriculares mínimas de modo a assegurar a formação adequada do Engenheiro Biomédico; disseminação da profissão Engenharia Biomédica nos diversos meios, seja das Engenharias como das áreas da saúde; apoio aos Engenheiros Biomédicos perante instituições públicas e privadas; formação continuada, seja em nível complementar, seja em especialização.

Diante desse novo cenário, é de extrema importância e compreensão e divulgação do exercício da profissão Engenharia Biomédica, sendo essa uma das principais ações da SBEB.

Scroll to Top