Homenagens

Homenagem aos nossos membros, pela liderança e apoio a Engenharia Biomédica no Brasil

Durante o mês de setembro de 2017, a SBEB realizou consuta pública aos seus membros sobre indicações ao Internacional Federation for Medical and Biological Engineering (IFMBE) Awards, promovido pela IFMBE. Esse é um processo de extrema importância, pois é uma grande oportunidade para apresentarmos ao mundo a qualidade técnica-científica e serviços prestados por aqueles que atuam na área de Engenharia Biomédica no Brasil. O processo de seleção levou em consideração os seguintes aspectos avaliativos: consulta aos membros da SBEB sobre possíveis indicações de lideranças e /ou personalidades de destaque na área de Engenharia Biomédica; qualidade das informações apresentadas pelo candidato; relevância da contribuição técnica e científica; relevância e qualidade dos serviços prestados à SBEB; avaliação da Presidência e Conselho da SBEB

Prof. André Fabio Kohn

Formado engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP (1973), mestre em Engenharia Elétrica pela EPUSP (1976) e Ph.D. em Engineering pela University of California at Los Angeles – UCLA (1980). Na UCLA realizou pesquisas em sistema nervoso de invertebrado (neurônios sensoriais e sinapses). Em 1994 realizou pesquisas sobre a medula espinhal humana no NIH, National Institutes of Health (Bethesda, USA). É professor titular de Engenharia Biomédica na EPUSP, onde coordena o Laboratório de Engenharia Biomédica (LEB/EPUSP). Tem experiência em áreas relacionadas à Engenharia Biomédica e Neurociência, com ênfase em Neurofisiologia Humana e Neurociência Computacional, atuando atualmente nos seguintes temas: controle postural em humanos, modelagem matemática e simulação do sistema neuromuscular humano, neurofisiologia da medula espinhal humana. Foi membro titular do Comitê Assessor de Engenharia Elétrica e Biomédica do CNPq em duas épocas distintas, tendo sido seu coordenador por 1 ano. Na EPUSP lecionou em sua carreira disciplinas de graduação e de pós-graduação em temas como teoria de sistemas e de sinais, neurociência geral, neurociência da medula espinhal, processamento digital de sinais, processos estocásticos, reconhecimento de padrões, engenharia neural, processamento de sinais aleatórios, processamento de sinais biomédicos.

Prof. Antonio Giannella Neto

Minhas atividaddes profissionais nos últimos 45 anos foram concentrads na engenharia biomédica. Em 1972, recém-formado engenheiro eletrônico, ingressei no mestrado do programa de engenharia biomédica da COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1973, ainda mestrando, me tornei auxiliar de ensino para recompor o quadro docente que passou por uma crise durante a ditadura militar que, espero, não venha se repetir num futuro tão próximo. Tive a felicidade de ser sócio fundador da SBEB, participando da organização de seu primeiro congresso. Compus, por diversas oportunidades, o Conselho da SBEB e fui presidente da Sociedade por uma vez. Em 1994, como representante da SBEB, fui presidente do Congresso Mundial de Engenharia Biomédica da IFMBE. Junto com vários colegas dos quais destaco João Machado, Jurandir Nadal, e o saudoso amigo Fernando Infantosi, pudemos organizar esse Congresso que promoveu a internacionalização da SBEB e lhe conferiu enorme salto financeiro que a permitiu manter uma estrutura sólida. Finalmente, a SBEB me fez fazer amigos espalhados por todo país, integrados na nobre missão de promover a ciência e aplicações da engenharia para a biologia, medicina e saúde.

Prof. Eduardo Tavares Costa

Possui graduação em Engenharia Elétrica, com ênfase em Computação pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Engenharia Elétrica, área de concentração em Automação e projeto em Engenharia Biomédica pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e PhD in Medical Engineering & Physics pelo King’s College School of Medicine and Dentistry, University of London (1989). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (DEB/FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Seus projetos envolvem instrumentação, tanto geral quanto específica na aplicação de ultrassom em biologia e medicina. Entre outros temas, tem atuado em projetos de: ultrassom, transdutores e transdução para instrumentação biomédica, estudo e simulaçõa de campo acústico, geração, propagação, atenuação e detecção de ondas ultrassônicas, processamento de sinais e de imagens médicas, e desenvolvimento de instrumentação para o auxílio ao diagnóstico. É o idealizador e Coordenador da Rede Brasileira de Técnicas de Ultrassom (RBTU). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica de 2002 a 2004. Foi eleito membro do Conselho da SBEB para o mandato 2006-2008 e reeleito para o mesmo Conselho no período 2009 – 2010, tendo nesta oportunidade exercido sua presidência. Foi eleito novamente Presidente da SBEB para o período 2011 – 2012.

Profa. Idágene Cestari

Professora Livre-docente em Bioengenharia do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com doutorado pelo Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de São Paulo, 1994), mestrado em Bioengenharia (Bioengineering Department, Case Western Reserve University, Cleveland, EUA, 1985) e graduação em Engenharia Eletrônica (Fundação Educacional de Barretos, 1981). Foi fellow do Departament of Artificial Organs da Cleveland Clinic Foundation (1983-1984, EUA), fellow do Institute of Physics of London (2004, Londres), presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (1998-2000), membro do conselho editorial da revista Physiological Measurements (UK, 2002-2004). É diretora da Divisão de Bioengenharia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (1995- atual) . Atua predominantemente em Bioengenharia aplicada a cardiologia, órgãos artificiais, tecnologia médica e engenharia de tecidos. Professora colaboradora do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP, professora e orientadora dos Programas de Pós-graduação em Gestão da Inovação Tecnológica relacionada ao perioperatório (FMUSP) e de Engenharia Biomédica da Escola Politécnica da USP. Foi membro Titular do Comitê de Assessoramento do CNPQ (2014-2017), do Comitê de Avaliação da CAPES (2010-2013) e pertence ao Comitê Gestor de Inovação da FMUSP e à Comissão de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital das Clínicas da FMUSP. Pesquisa vencedora do Prêmio Péter Murányi de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2015

Prof. José Wilson Magalhães Bassani

Graduação em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (1975), mestradro em Engenharia Elétrica (opção Engenharia Biomédica) pela UNICAMP (1979) e doutoramento em Engenharia Elétrica (área de concentração Engenharia Biomédica) pela UNICAMP (1987). Livre-docente e Professor Titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação – UNICAMP. Realizou pós-doutoramento na University of California, Riverside, USA (1990-1992) e na Loyola University, Chicago, USA (1992-1994). Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Bioengenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: 1) Estimulação elétrica do coração e 2) Transporte e regulação do cálcio no coração. O enfoque do trabalho está principalmente nas áreas de biofísica de membranas, instrumentação, eletrofisiologia e fisiologia cardiovascular.

Prof. Jurandir Nadal

Professor Titular do Programa de Engenharia Biomédica da COPPE/UFRJ, graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), com Mestrado (1981) e Doutorado (1991) em Engenharia Biomédica pelo Institulo Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (2006-2008), Coordenador Científico do World Congress on Medical Physics and Biomedical Engineering (RIO94), Editor Responsável da Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (1994-2006) e Coordenador do Programa de Engenharia Biomédica (1995-1997, 2010-2014). Atualmente é chefe do Laboratório de Engenharia Pulmonar e Cardiovascular. Atua na área de processamento de sinais biológicos, com particular interesse em sinais cardiovasculares (estratificação de risco de morte súbita cardíaca), pulmonares (ventilação mecânica e trocas gasosas) e biomecânicos (controle postural, marcha humana, eletromiografia e fadiga muscular).

Prof. Marcio Nogueira de Souza

Graduou-se em Engenharia Industrial Eletrônica pelo CEFET-RJ (1983), tendo obtido o mestrado (1988) e doutorado (1995) pelo Programa de Engenharia Elétrica da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor titular do Programa de Engenharia Biomédica da COPPE e do Departamento de Eletrônica e de Computação da Escola Politécnica, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na área de Instrumentação Biomédica e Processamento de Sinais Biológicos, destacando-se as pesquisas em bioimpedância.

Prof. Percy Nohama

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1980), graduação em Licenciatura em Eletrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1986), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), especialização em História do Pensamento Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pesquisador Voluntário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Consultor Ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Engenharia Médica. Atuando principalmente nos seguintes temas: NMES, Estimulação Eletrocutanea, Propriocepção Artificial.

Prof. Renato Zângaro

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Paraíba (1981), mestrado – Diplome D’etudes Approfondies – Université des Sciences et Techniques Du Languedoc, França (1985) e doutorado em Composants Signaux et Systems – Université des Sciences et Techniques du Languedoc, França (1988). Pós Doutorado pelo MIT, Massachussets Institute of Technology – EUA, 1995. Professor Titular, Pesquisador, Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, Pró-Reitor de Graduação e Pró-Reitor de Cooperação Internacional da UNIVAP (1990-2008). Professor titular, pesquisador e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Unicastelo entre 2009 e 2016, Consultor Ad hoc da Fapesp e CNPq. Presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) – Biênio 2009 / 2010. Presidente do Conselho da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomedica (SBEB) – Biênio 2013/2014. Representante das Universidades Particulares junto ao FOPROP, Fórum de Pró Reitores de Pesquisa e Pós Graduação, biênio 2015-2016. Atualmente é diretor do Centro de Inovação Tecnológica em Saúde (CITS-CITÉ) do Parque Tecnológico de São José dos Campos e Coordenador do Programa de Mestrado/Doutorado em Engenharia Biomédica e Pesquisador da Universidade Anhembi Morumbi, atuando principalmente nos seguintes temas: laser, diagnóstico óptico de câncer, terapia laser transcraniana e estudos e aplicações do ozônio.

Prof. Wagner Coelho de Albuquerque Pereira

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (1980), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Processamento de Sinais Biológicose Imagens Médicas, atuando principalmente nos seguintes temas: ultrassom, estimação de temperatura, segmentação e classificação de lesões, Engenharia Clínica. Possui parceria com o Laboratório de BIOFÍSICA sobre a responsabilidade do Prof. Dr. LUIS EDUARDO MAGGI com a realização de dois projetos em andamento (“DEFINIÇÃO DO CAMPO TÉRMICO DO ULTRASSOM TERAPÊUTICO EM PHANTOM DE MAMA” e “EFEITOS TÉRMICOS NA INTERFACE MÚSCULO-OSSO DO TECIDO BIOLÓGICO HUMANO EM PRESENÇA DE IMPLANTE METÁLICO CRÔNICO APÓS APLICAÇÃO DE ULTRASSOM TERAPÊUTICO)”, com as alunas de mestrado (MICHELLE DE PAIVA FRAUZINO PEREIRA e CINTHYA KELLY BASTOS FREIRE NOGUEIRA). Mantém cooperação com o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico CIENCIA DA SAÚDE PARA AMAZONIA OCIDENTAL da Universidade Federal do Acre. Esta parceria e realização destes projetos pretendem proporcionar melhorias no atendimento a lactantes para o Estado do Acre e para todo o País.

Scroll to Top